
Quem sou eu?
Eu sou Felipe Buchbinder.
Sou Engenheiro do BNDES (embora atue efetivamente como Cientista de Dados) e Professor na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Tenho um Doutorado em Administração pela FGV, um Mestrado em Ciência de Dados pela Duke University (EUA) e uma Graduação em Engenharia de Produção na PUC-Rio, com intercâmbio no INSA de Lyion (França). Além disso, obtive as certificações de Especialista em Aprendizado de Máquina (Machine Learning), pela AWS (Amazon) e de Engenheiro de IA, pela IBM.
No BNDES, fui um dos membros fundadores do Centro de Excelência em Ciência de Dados. Lá desenvolvi uma série de modelos, como identificação de leads, sistemas de recomendação, extração automática de informações (via visão computacional) e classificação de notícias (via NLP). Também atuei como Cientista de Dados dedicado aos temas de Mudança Climática e, mais recentemente, operações de microcrédito.
Na Fundação Getulio Vargas, eu sou professor e pesquisador nas escolas de Economia e Administração, onde leciono em cursos de Graduação, Mestrado, Doutorado e MBA. Atualmente minhas disciplinas versam sobre Ciência de Dados, IA, Novas Tecnologias e programação - bem como um curso sobre Mudanças Climáticas, tema que até recentemente era minha área de atuação no BNDES.
Além disso, movido por um intuito de divulgação científica, desde meados de 2024, tenho publicado artigos de opinião em jornais como Valor Econômico, Folha de São Paulo, Estadão e Correio Braziliense (os quais você pode ler aqui).
Minha experiência profissional, além do BNDES e da FGV, inclui ter trabalhado nos EUA como Cientista de Dados da Red Hat (IBM), no Departamento de Finanças Globais e Analytics, como parte de um time internacional, dividido entre Raleigh (EUA) e Pune (Índia). Também fui consultor da Deloitte, onde atuei em empresas como Petrobrás Internacional, Icatu Hartford e Ponto Frio.

